Seguidores

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

TARDE DE AUTÓGRAFOS EM PALMAS

Por:Suely Reis Ascom/Sesau"

Tal qual um bom vinho que com o passar do tempo fica mais encorpado e com sabor aprazível, assim é a poesia de José Milton, que igualmente parece ter contado com a cumplicidade do tempo para nos brindar com belas páginas poéticas, vez que já vem de longa data que o poeta se enveredou pelos caminhos da poesia". A afirmação é do poeta e jornalista Zacarias Martins, titular da Academia Tocantinense de Letras, que fez uma análise crítica do livro "Amor & Paixão", de autoria do poeta José Milton, servidor público da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), lançamento na tarde terça-feira, 12 de agosto, no hall da Secretaria, em Palmas.

De acordo com Zacarias Martins, prefaciador de "Amor e Paixão", a produção poética de José Milton é despretensiosa e despojada de pseudo-intelectualismo, e encanta tanto pela criatividade e sensibilidade do poeta, quanto pela sonoridade rítmica de seus versos. "O livro chega em boa hora para enriquecer ainda mais o cenário literário tocantinense e aplacar a nossa fome de leitura", garante Martins.
Perfil do autor
José Milton, nasceu em Ananás, no Estado do Tocantins, em 04 de março de 1977. É o quinto dos oito filhos do lavrador Benício do Espírito Santo e da funcionária pública Rosalina Maria dos Santos. Cursou os primeiros anos do ensino fundamental na Escola Paroquial São Pedro e conclui o ensino médio no Colégio Estadual Getulio Dornelles Vargas. Em 1998 aos 21 anos tornou-se funcionário publico estadual efetivo, aprovado em concurso, mudando-se para a capital, Palmas.

Em 2002 ingressou nos cursos de Licenciatura Plena em Historia da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. Em 2006, com a poesia "Nós vamos dar o troco", participou da "Antologia Literária Mosaicos", da Editora Andross, de São Paulo, cujo lançamento aconteceu na Bienal Internacional do Livro da capital paulista. Ainda nesse mesmo ano publicou a poesia "Cidade planeja" no jornal experimental da turma de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas. Em 2007 participou da "Antologia de Contos Folhas ao Vento", também pela Editora Andross, onde publicou o conto "O rei do breik".Atualmente trabalha na Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins e continua escrevendo poesias. Possui mais de 400 poesias escritas, além de vários projetos literários, dentre eles o projeto de poesias críticas no âmbito político e atualidades, poesias evangélicas e mini-contos.














Fotos: Suely Reis e Makefferismar Santos




Nenhum comentário: