Seguidores

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Gurupi corre sério risco de ficar fora de projetos do Ministério da Cultura





O Governo Federal pretende investir mais de R$ 4 bilhões do Programa Mais Cultura nos municípios brasileiros até 2010.


O presidente Lula convocará todos os prefeitos eleitos em 2008 na primeira quinzena de fevereiro para um encontro em Brasília e uma das pautas estratégicas do governo é incentivar parcerias para a implementação do programa Mais Cultura, parte da agenda social do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A intenção é estimular as prefeituras a realizarem acordos de cooperação de investimentos que totalizarão R$ 4,7 bilhões até 2010. Mas para que essa parceria seja consolidada é preciso que os municípios criem um órgão gestor da cultura local, bem estruturado, como uma Secretaria de Cultura ou Fundação Cultural.

"Diante da desastrada atitude do prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR) em extinguir a Fundação Cultural e criar apenas um Departamento de Cultura, vinculado à Secretaria de Educação, o município fica inabilitado para receber os recursos desse programa.", a afirmação é o presidente da Academia Gurupiense de Letras (AGL), Eliosmar Veloso (foto), que destaca ainda, a necessidade de ser criado o Fundo Municipal de Cultura, bem como, dar condições para que o Conselho Municipal de Cultura desempenhe bem suas atividades.

Veloso voltou a lamentar a falta de palavra de Abdalla em criar a Secretaria de Cultura quando em campanha para sua reeleição, ressaltando que "o prefeito ainda não percebeu a importância de uma política pública de cultura para o desenvolvimento do município. "Há necessidade de Gurupi seguir as diretrizes de um Plano Municipal de Cultura a ser discutido e elaborado com os segmentos organizados da cultura gurupiense, e isso só será possível se existir vontade política e, até agora, o prefeito Abdalla tem demonstrado falta de interesse, o que é uma pena", finalizou.

Nenhum comentário: