Seguidores

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Escritora de Gurupi participa de reuinião da Fé Bahá'i em Brasília

Integrantes da Fé Bahá'i de vários Estados que participaram do evento


Representantes da Fé Bahá'i das regiões Centro-Oeste e Norte estiveram neste feriadão em Brasília, participando da Reuniao Interinstitucional, visando fortalecer as ações desenvolvidas pela instirtuição nessas regiões. O Tocantins esteve representado pela escritora Ednéa Rezende, de Gurupi, que há tempos já vem desenvolvendo várias atividades na cidade, principalmente, envolvendo crianças e adolescentes.

Edneá Rezende explica que a Fé Bahá'i é uma religião mundial, independente, com suas próprias leis e escrituras sagradas, surgida na antiga Pérsia, atual Irã em 1844. Foi fundada por Bahá’u’lláh, título de Mirzá Husayn Ali (1817-1892) e não possui dogmas, rituais, clero ou sacerdócio.

A Comunidade Bahá’í com aproximadamente 7 milhões de adeptos, é a segunda religião mais difundida no mundo, superada apenas pelo Cristianismo, conforme afirma a Enciclopédia Britânica. Os Bahá’ís residem em 178 países do mundo, em praticamente todos os territórios e ilhas do globo.
A Comunidade Bahá’í está estabelecida no Brasil desde fevereiro de 1921 e é é reconhecida por estabelecer projetos de desenvolvimento econômico e social em diversas regiões do país

A escritora destaca, ainda que a Fé Bahá'i prega a Unidade da Humanidade, a livre e independente busca da verdade, a eliminação de todas as formas de preconceitos e discriminação, além da igualdade de direitos e oportunidades para o homem e a mulher, a harmonia essencial entre a religião, a razão e a ciência, bem como a educação compulsória universal. Para os Baha'ís "O homem é uma mina rica em jóias de inestimável valor, a educação, tão somente, poderá fazê-la revelar seus tesouros" (Zacarias Martins)

Nenhum comentário: