Seguidores

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Núbio Brito estréia no mundo da literatura com um livro de memórias


Com uma folha respeitável de serviços prestados à imprensa tocantinense, o jornalista, Núbio Brita decidiu colocar em prática um sonho acalentado durante muitos anos: a publicação de um livro de memórias, cujo personagem central é o seu pai, Rômulo Leitão Brito, 78 anos, uma figura emblemática, pioneiro de Gurupi, cidade localizada na região Sul do Estado de Tocantins.

Em Tranqueira – Memórias de meu velho pai, Núbio Brito faz um registro de memórias com resgate da expressão cultural e regional, com parte da obra narrada em episódios ocorridos na fazenda Tranqueira, em Alto Parnaíba (MA). Mas como a família Brito vive em Gurupi desde os idos de 1955, o autor também buscou retratar fatos e imagens históricas dessa cidade. Foi um trabalho árduo de pesquisa, iniciada em 2004, quando do retorno de seu pai à fazenda Tranqueira, isso, após 50 anos de sua partida.

A noite de autógrafo já tem data marcada: será no dia 17 de setembro, a partir das 19h30, no Centro Cultural Mauro Cunha (Av. Maranhão, 1507 – Setor Central – Gurupi – TO).

Para Alexandre Peixoto, professor de Letras do Centro Universitário UnirG, Núbio conseguiu o que poucos autores remonados conseguiram, ou seja, colocar a poesia em prosa, confessando que raros formam os casos em que presenciou a poesia ser colocada de forma tão pura e simples.

O autor


Tocantinense de Gurupi, Núbio Brito, 51, é filho de pecuaristas e desde criança teve contato com a terra. Foi também no interior que conseguiu o primeiro emprego como vendedor de discos e fotógrafo em loja de primos.

Atualmente, o autor trabalha como Diretor de Comunicação da Prefeitura de Porto Nacional (TO). Foi o responsável pela implantação do programa Esporte em Revista na Rádio Araguaia FM, de Gurupi. Na TV Anhanguera (afiliada da Rede Globo), além de produtor executivo e editor foi o segundo apresentador do Jornal Anhanguera e incentivador da implantação do Globo Esporte Tocantins. Após quatro anos dirigiu a TV Real (SBT) em Palmas – TO. Um ano depois ingressou na Comunicatins, hoje Redesat (Rede Cultura), onde trabalhou como coordenador de jornalismo por vários anos.

Com a busca pela inovação, editou o jornal Gazeta Esportiva do Tocantins o primeiro impresso especializado em esporte no Estado, no qual trabalhei como seu repórter. Núbio Brito também lançou a Revista Sports do Tocantins. Em 2007 começou a versejar suas atenções ao jornalismo on line, e criou o portal de noticias Fatos i Fotos em parceria com seus filhos.

Tranqueira – Memórias de meu velho pai, fou publicado pela CIR Gráfica e Editora, de Goiânia, possui 237 páginas e será vendido a R$ 20,00.

3 comentários:

Cordelirando disse...

Queremos parabenizar a você pelo blog e convidá-lo a visitar o nosso Cordelirando e ler um cordel sobre a Lei Ficha Limpa.
Neste cordel, Salete Maria nos informa, de maneira clara, porém simples, a respeito deste assunto tão importante, principalmente nos dias de hoje!
Abraço fraterno,
Equipe Cordelirando

Citadino Kane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Citadino Kane disse...

Zaca,
Já estou te seguindo, afinal somos todos do norte, por isso somos fortes.
Muito legal a divulgação que fazes da cultura de Gurupi.
Parabéns!
Um forte abraço,
Pedro