Seguidores

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Homenagem à imprensa em festa de aniversário da AGL


Ceila Menezes
Gurupi – Correspondente

Uma noite especial, com direito a música e muitos aplausos, foram assim as comemorações aos 11 anos da Academia Gurupiense de Letras (AGL) comemorado na noite da última terça-feira, em sessão solene no Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi, no Sul do Estado, com a presença de acadêmicos de Gurupi, Palmas e Paraíso. A solenidade contou com a participação da Banda de Música Siney Santos com o maestro Alexandre Moraes e com representantes da imprensa local que foram homenageados com diplomas de honra ao mérito diante do apoio cultural que vem sendo prestado no município de Gurupi e região Sul do Estado.

Além dos veículos de comunicação, personalidades e instituições também foram homenageados com a concessão de diploma de honra ao mérito, em reconhecimento por trabalhos que vêm sendo desenvolvido em prol da divulgação, fomento e incentivo à literatura e ao hábito de ler. Durante o evento foram lançados os editais para a abertura de vagas para as cadeiras 28 e 29 do quadro de membros efetivos, destinadas a escritores que residem em Gurupi há pelo menos três anos e tenham mais de 30 anos de idade, além de outras duas vagas para membros correspondentes, para escritores que residem em outras cidades do Tocantins, outros Estados e até mesmo, no exterior.

Cultura
A sessão que foi presidida pela presidente da AGL, Ana Márcia Barros, contou com a participação da comunidade local e ainda uma comitiva de acadêmicos da Academia Tocantinense de Letras. Além da apresentação da Banda Ciney Santos, o cantor e compositor Presley Jorge, que tocou em homenagem a Cazuza. “Foi uma noite maravilhosa, com homenagens a vários seguimentos que apoiam e que contribuem com o desenvolvimento da literatura”, disse afirmando ainda que a AGL tem se destacado com a participação de vários membros, em especial com ações que vem sendo desenvolvidas pela instituição, com a participação dos acadêmicos Zacarias Martins e José Ribamar dos Santos, que tiveram participações em antologias literárias nacionais.

Homenagem
A Organização Jaime Câmara (OJC) foi uma das empresas homenageadas com o recebimento do diploma de honra ao mérito pelos trabalhos, ações e serviços que realiza no Estado do Tocantins e em Goiás, na contribuição ao desenvolvimento da cultura literária através dos seus veículos, TV Anhanguera, Rádios, Jornal do Tocantins e O Popular. O gerente regional de Gurupi, Welington Fernandes, recebeu a premiação das mãos do acadêmico Zacarias Martins. “É um motivo de orgulho para a OJC receber este prêmio, pois somos uma empresa que sempre busca essa valorização da cultura, da literatura, da educação por entender que é desta forma que se pode construir um país melhor, uma sociedade mais crítica, mais conhecedora de seus direitos e pronta para o desenvolvimento. Ficamos gratos a AGL pela homenagem prestada e nos colocamos sempre a disposição para contribuir com qualquer ação que venha ser para o desenvolvimento da sociedade”, pontuou. Os interessados em participar do edital da AGL deverão entrar em contato através do telefone (63) 8413-215.

Publicado no Jornal do Tocantins, de Palmas, em 02.12.2010

Nenhum comentário: