Seguidores

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Teatro SESC, de Palmas, recebe espetáculo baseado em obra do autor de Moby Dick



O Teatro SESC, de Palmas, apresenta nesse final de semana a peça teatral Bartleby, montagem baseada no conto clássico de Herman Melville e adaptada pelo dramaturgo espanhol José Sanchis Sinisterra. O espetáculo faz uma abordagem crítica das relações humanas no mundo moderno. Mais de 120 apresentações já foram realizadas na região sul e sudeste do país com grande sucesso de público. A temporada em Palmas acontece nos dias 14 e 15 de outubro com sessões às 21h e 16 de outubro, às 18h. A entrada é gratuita.

Bartleby foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2011/2012 e irá apresentar-se em seis capitais brasileiras garantindo acesso gratuito ao espetáculo. O objetivo é ampliar e democratizar o acesso à informação, cumprindo importante papel social, educacional e cultural. O espetáculo dirigido por Joaquim Goulart e Daniela Carmona conta com duas indicações ao Prêmio Shell 2008 São Paulo.

Sobre a peça

Baseado no conto homônimo do americano Herman Melville, autor do célebre romance de aventuras “Moby Dick”, o espetáculo “Bartleby” posiciona-se como um importante meio de reflexão e utiliza a linguagem teatral como veículo de expressão e como fonte de ampliação do conhecimento e do pensamento crítico. Em meio a uma atmosfera de muito humor, lirismo e intelectualidade, o espectador é convidado a refletir acerca de temas como: o materialismo exacerbado, a difusão da violência, o fracasso ideológico, o individualismo contrastando com a perda da identidade, o nada de vontade, as relações de trabalho e poder em uma sociedade capitalista e alienante.

A história é narrada por um advogado de Wall Street, um homem de meia-idade, cercado por severos padrões sociais. Em seu escritório, ele convive com estranhos personagens reproduzindo ofícios robotizados. Fechado em seu mundo, Bartlely diz apenas: “prefiro não” a cada vez que é solicitado a executar alguma ação ou tarefa. Os atores Gustavo Falcão, Duda Mamberti, Rafael Leal, Claudio Gabriel e Eduardo Richie compõem o elenco.


(Camila Takahashi- Ascom/SESC-TO)

Nenhum comentário: