Seguidores

sábado, 26 de novembro de 2011

COMEMORAÇÃO - Academia Gurupiense de Letras completa 12 anos

 Na imagem, registro de alguns integrantes das Academias Tocantinense e  Gurupiense de Letras
  
Debora Ciany
 
Em sessão solene no auditório da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Gurupi, a 240 km de Palmas, será comemorado hoje, a partir das 20 horas, o 12º aniversário de fundação da Academia Gurupiense de Letras (AGL). O evento também será marcado pela posse da nova diretoria, que fica a frente da AGL até 2013, sob a presidência do escritor, advogado e professor José Maciel de Brito.


Na ocasião, a AGL entregará diploma de Honra ao Mérito aos professores Maria Wellitania Oliveira e Fabiano Donato Leite, do Centro Universitário Unirg, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos no fomento e incentivo à literatura e à produção textual de seus alunos.


Na mesma solenidade também acontecerá o ingresso do escritor goiano Carlos Viveiros no quadro de membros correspondentes. Ainda serão assinados editais de abertura para preenchimento de vagas, para as cadeiras 27 e 28, do quadro de membros efetivos, além de mais duas vagas para o quadro de membros correspondentes.


Dentre as propostas da nova gestão da AGL estão à realização, a promoção de certames e eventos literários em parceira com outras instituições; a realização de sessões da AGL em escolas; publicação de obras de autores gurupienses; e ações que facilitem o desenvolvimento da literatura.



Academia

Primeira instituição do gênero a ser fundada numa cidade do interior tocantinense, a Academia Gurupiense de Letras foi criada em 30 de novembro de 1999, por iniciativa dos escritores Zacarias Martins e Gil Correia. Atualmente conta com um quadro de membros efetivos, composto por 40 cadeiras, das quais, 26 estão ocupadas por escritores de Gurupi. Possui ainda, o quadro de membros correspondentes, destinado a escritores de outras cidades do Tocantins, do Brasil ou mesmo do exterior, e que tenham se destacado no fazer literário.



Nova diretoria
 
Além do presidente José Maciel de Brito, compõem a nova diretoria da AGL Eliosmar Veloso (vice-presidente); Zacarias Martins (secretário Executivo) e Marilde de Almeida Gomes (tesoureira). A diretoria conta ainda com dois suplentes: Ana Márcia Barros Sousa da Silva e José de Ribamar Alves dos Santos. O acadêmico Gil Correia é o orador oficial. Já no Conselho Fiscal da AGL vão ser empossados como membros titulares Ednéa Amâncio da Silva Rezende, Marcus Tullius Cícero Barros Loureiro e Maria de Jesus Souza Lima, além dos suplentes José Carlos Ribeiro da Silva, Deusderes Alves Acácio e João Gomes da Silva.




Fonte: Jornal do Tocantins
26.11.2011

Nenhum comentário: