Seguidores

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ATM lança obra literária da escritora Belinha Neves

Belinha

Encerrando com chave de ouro as atividades culturais de 2011, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) lançará a obra literária “Pedras e Flores”, da escritora tocantinense Isabel Dias Neves, a Belinha Neves e o CD “Estão Voltando as Flores”, do grupo vocal “Viva a Vida”. O lançamento acontecerá nesta quinta-feira, dia 08 de dezembro, às 19h, na Galeria de Arte da ATM - sede administrativa, à Av. Teotônio Segurado.


O evento é uma realização da ATM e Academia Tocantinense de Letras (ATL). Na ocasião a artista recepcionará os convidados e dará autógrafos em suas obras lançadas.

“Pedras e Flores”

O livro é composto por três blocos:  Duas DireçõesPassos e Pontes, e Pedras e flores. No primeiro bloco, a poetisa fala dos sentimentos e questões que a angustiam. É um canto lírico que interroga injustiça, perdas, sonhos e desilusões. No segundo, liga-se ao mundo material: trabalho do professor, sociologia da sua terra - que pode ser a de cada um de nós, violência nas escolas, corrupção. Trata da ecologia, tema recorrente em suas obras. A autora ainda faz homenagens a algumas pessoas e uma declaração de amor a Palmas.

O último bloco repete o título do livro, para reforçar a contradição da
vida e nos levar a refletir sobre o amor e suas várias faces. No
decorrer da literatura, a autora ensaia vôos para se desligar do concreto
da vida e evadir-se no território da poesia. É uma obra cheia de
lirismo e de inquietação, contradição que espelha nosso momento histórico.

CD "Estão voltando as Flores"
O Grupo Vocal “Viva a Vida” lançou o CD  em outubro, no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG). A escritora Belinha é uma das integrantes do coral. 

Biografia Belinha Neves
A escritora Isabel Dias Neves é graduada em Pedagogia pela PUC-GO, tem habilitação em Orientação Educacional pela PUC-RJ onde fez mestrado em Educação. Foi professora do ensino fundamental e médio no Tocantins e em Goiânia bem como, Professora na UFG. O primeiro livro, “Fardo Florido”, foi publicado em 1995, obra premiada no concurso nacional Cecília Meireles, e escolhido para o vestibular da Universidade Federal do Tocantins, em 2008. Foi premiada nos seguintes concursos literários: II Prêmio BEG de Literatura; concurso de Contos Venerando de Freitas Borges; IV Prêmio SESI Tocantinense de Contos, em 1999. A autora é membro da Academia Tocantinense de Letras da qual foi presidente no triênio 2005-2007. (Umbelina Costa) 

Nenhum comentário: